quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Indie de sucesso: Terraria mais de 1 milhão de jogadores

Terraria é um RPG e de ação-aventura independente produzido pela produtora independente Re-Logic. Possui como características a exploração, ofício, construir estruturas e combater contra diversos monstros.

Foi lançado dia 16 de Maio de 2011. Estima-se que o jogo tenha vendido 50 mil cópias no dia do lançamento, com mais de 17 mil jogadores on-line ao mesmo tempo.




Terraria possui uma jogabilidade semelhante a Minecraft e títulos clássicos de exploração e aventura como Metroid. Existe características básicas dos dois jogos, como ciclos de dia/noite, elementos para construir e sistema de pontos de vida e pontos de magia. Antes de começar, o jogador já pode personalizar o personagem, o cursor do mouse, entre outras personalizações que o jogo permite.

No início, o jogador receberá 1 machado de cobre,1 picareta de cobre e 1 espada curta de cobre. Também terá 5 corações, que são iguais a 100 pontos de vida. Junto com o personagem do jogador, um NPC (Personagem não jogável) chamado de Guide (Guia), que pode explicar ao jogador como funciona o básico do jogo. Se você construir uma casa, o NPC irá até ela.


O jogo também possui características próprias. Quando o jogador atinge objetivos específicos, alguns NPCs podem aparecer e ocupar um cômodo da casa do jogador. Entre esses NPCs que podem ser "invocados", podem surgir o Merchant, Dryad, Demolitionist, Arms Dealer e Nurse. Esses NPCs podem curar, vender itens e outros serviços úteis[6], onde o jogador poderá utilizar suas moedas, obtidas por derrotar monstros, destruir vasos ou até de baús escondidos pelo mapa. O jogo também possui biomas com monstros únicos, como o Underworld, The Corruption e florestas subterrâneas.

O jogo também possui eventos, como o Blood Moon, onde surgem mais monstros que o normal e estes podem entrar nas estruturas do jogador. Outro evento é uma invasão de Goblins. Alguns monstros, como o Eye of Cthulhu também podem aparecer caso o jogador tenha itens específicos ou invoque eles.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Ilustração do jogo Journey feito no Paint


Querendo testar minhas habilidades no Paint do Windows, já que não usava ele há mais de 2 anos, resolvi desenhar o personagem do jogo Journey com um toque mais artistico, pois a ferramenta para mim é muito limitada (sei que sou eu limitado porque já vi trabalhos otimos feitos no Paint).

Gostei do resultado, acho que poderia colocar mais coisas mas fiquei com medo de estragar o que já estava bom.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Awesomenauts - Um dos grandes participantes do Big Festival


Awesomenauts jogo produzido por uma equipe holandesa, disputou o maior prêmio do festival na categoria de melhor jogo, visto que o jogo é um indie que tem versões para ps3 e xbox360 nas suas respectivas lojas de donwload.

Sinopse:  No ano de 3587, um impasse interestelar; gigantes exércitos robóticos travam uma guerra sem fim. Em sua busca pela supremacia intergaláctica, convocam o mais poderoso grupo de mercenários do universo: os Awesomenauts!

Mais informações em: http://www.bigfestival.com.br/

sábado, 24 de novembro de 2012

Celeiro feito em Inkscape e Gimp


Querendo experimentar alguns softwares open source, fiz esse celeiro usando as duas ferramentas free mais conhecidas para criação e editação de imagens, gostei do resultado e a facilidade que tive para criar esse desenho.

Ponto positivo pela forma intuitiva que o inkscape disponibiliza suas ferramentas de criação de imagens em vetor.

domingo, 18 de novembro de 2012

Vote nos finalistas do contest da Square-Enix no Brasil



square-enix contest brasil
Depois de termos comentado sobre o concurso da Square-Enix para desenvolvedores de games aqui no Brasil, os finalistas já foram escolhidos e estão disponíveis no site oficial para serem baixados e votados pela comunidade. 3 serão escolhidos, que irão ganhar os prêmios oferecidos pela produtora japonesa. Foi uma das iniciativas de gamedev mais interessantes de 2012, e a empresa está bem ativa, tanto na parte da distribuição de games quanto na formentação do mercado nacional, e acredito que teremos outras iniciativas por aqui.
Os finalistas são:
Poltergeist:16 Bit horror
Alguma vez você já se perguntou como é ser um ser espectral? Agora você é o fantasma de Henry B. Knight, olhando para fora de sua mansão todos aqueles que se atrevem a entrar. Assustê-los para recuperar toda a sua casa, de cães inocentes, sacerdotes a caçadores de fantasmas que acreditam que podem superar o seu poder. Veja-los correr e gritar a cada novo nível e aproveite o desafio à sua inteligência imposto pelo jogo. Brinque com o ocultismo e … Seja um Poltergeist!
Download: iOS (Universal); Android (Universal)

Barbarian Siege
Mas que diabos é isso?! O castelo está sendo atacado por monstros e você e seus soldados bárbaros devem derrotá-los todos! Barbarian Siege é cheio de possibilidades, definindo quantas unidades na frente, quantos arqueiros, quantos médicos … e alterá-los durante o jogo, instantaneamente! É possível aumentar o nível de cada classe, ao fim de cada jogo. Personalize sua força de ataque e derrote os monstros que atacam o reino!
Download: iOS (Iphone)

Soul Savior
Todas as almas estão em perigo! Você é Terokan, o Barqueiro, que por seus pecados estava destinado a ajudar as almas chegarem ao reino dos céus, mas agora que o exército infernal atacou você deve se tornar o Soul Savior para evitar com que as almas ao seu encargo sejam tomadas. Com uma grande variedade de poderes à sua escolha, este jogo é um prazer para os sentidos, graças ao seu grande desenho audiovisual. Você acha que seus reflexos e coordenação estão à altura do desafio? Prove e jogue agora!
Download: iOS (Universal)

Run for Rum
Cadê o Rum?! A pergunta paira no ar antes de Short Legs Bill começar a chutar mercenários, sereias e bruxas para recuperar sua bebida amada, que agora está nas mãos de seu inimigo. Divirta-se com Run for Rum em um jogo de estratégia e táticas, ria com Short Legs Bill enquanto ele esmaga seus oponentes para que você possa recrutá-los, uma vez derrotados!
Download: iOS (iPad) e Android (Universal)

Klaus
Klaus está preso e alguém está tentando eliminá-lo. A vida dele está em suas mãos, você deve ajudá-lo a escapar de cada armadilha mortal. Mas … isso é possível? Klaus pode sentir a sua presença! Ele sabe que você está lá! Cada movimento nas plataformas, cada salto, a cada parada abrupta … você o controla, e ele pode sentir. Onde e como é que esta história acabará? Só você pode descobrir … e só então decidir!
Download: Android

Commander Flag
Cuidado! Este é o grito que alerta Commander Flag da chegada dos ouriços-do-mal, invasores armados com martelos, pregos, granadas e mortos-vivos, que tentam tomar a terra dos tamanduás. Com controles simples e viciantes, Commander Flag desafia seus reflexos e coordenação nível após nível, cada um cheio de inimigos diferentes. Então, o que você está esperando? … Pegue o seu rifle e defenda o que é seu!
Download: iOS (Universal) e Android (Universal)

Chromabot
Chromabot pode parecer outro quebra-cabeça de pedrinhas… mas será isso mesmo? Incrivelmente viciante, você não conseguirá parar de jogar! Com diferentes modos de jogo e power-ups muito originais, este jogo requer habilidade estratégica e raciocínio muito rápido. Mostre o quanto você é capaz de atingir e derrote todos os níveis de Chromabot!
Download: iOS (iPad)

Bonfire Trail
Bonfire Trail é um dos puzzles mais imersivos da atualidade. Impulsionado pelo amor, Noby é pego em uma aventura onde tem que escapar de monstros azuis famintos que procuram cozinhar na sua cabeça, superando-os para salvar sua amada. Recolha todas as jóias, confunda os inimigos, escape até o final! Um desafio à sua inteligência, sua imaginação … você não pode parar de jogar!
Download: Android (Tablet)
fonte:  http://www.selectgame.com.br/

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

JComenta: "OUYA" novo eldorado para desenvolvedores Indies


Tempos atrás, uma promessa de console com uma ideia inovadora agitou a internet e a comunidade de jogadores hardcore, casuais e desenvolvedores indies de games, o console OUYA. Com uma proposta simples de levar jogos mobile para a tela de tv, o que seria algo interessante analisando dessa ótica, hoje é inegável que jogos mobile vem ganhando mais e mais espaço no mercado de jogos, e o ouya pode ser uma boa plataforma para quem quer continuar sua jogatina numa tv bem grande, tornando qualquer jogo multiplataforma com facilidade.

JCOMENTA:

Vendo como apenas como jogador essa possibilidade e facilidade ao usuário parece brilhar aos olhos, não é atoa que teve tanta gente financiando no Kickstarter, a ideia parece realmente boa e ninguém descorda, até os especialistas do ramo.

Analisando como um desenvolvedor indies de games, é a possibilidade de ver uma produção sua num console, que pode gerar fortunas à quem saber aproveitar o potencial que o ouya vai fornecer, certamente seja criado uma nova modalidade de como os jogos serão vendidos aos usuários, uma seria salvar seu progresso no smartphone e continuar no console, algo como a nintendo quer fazer com WiiU, não duvido que seja diferente no ouya.

A previsão de lançamento é para março de 2013, só podemos esperar para ver como esse novo console irá se sair, se vai atingir as expectativas de todos, se será sucesso ou fracasso, só saberemos em seu lançamento, mas vejo que mesmo que não seja tudo o que estão falando, sem duvida vai mexer com o mercado de jogos atual, e pode criar tendencias que a poderosas dos games vão seguir, como desenvolvedor é se preparar para conseguir um pedaço desse bolo.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

CONCURSO ANUAL GAME MAKER BRASIL 2012


Começou no fórum Game Maker Brasil, o concurso anual realizado desde 2010. Esse ano promete movimentar o fórum todo, por conter prêmios reais aos ganhadores.

O tema do concurso é "Save the World", de apelo ecológico e não de salvar o mundo de ataques alienígenas ou ameaças do tipo.Exemplos para desenvolvimento: Enegias altenativas, reciclagem, exploração sustentável de recursos naturais, Combate ao desmatamento e queimadas, Redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa, agricultura sustentável, etc.Faça um jogo de incentivo a manutenção sustentável da vida humana no planeta, as possibilidade são inúmeras.



Duração
concurso terá a duração de 5 semanas, iniciando no dia 13/10/2012 (quando foi anunciado o tema) e terminando a meia noite do dia 17/11/2012.


Mais informações em: http://gmbr.forumeiros.com/