Em 2010, o grupo de estudos CS:Games organizou a 1ª Jornada Gamer, evento que abordava o caráter científico e cultural dos games em um ambiente acadêmico com palestras e oficinas para os interessados em ingressar no ainda confuso mercado brasileiro de desenvolvimento e pesquisa de jogos eletrônicos. Em 2011 a história se repete, mesmo que de forma mais humilde.
Agora com apenas um dia de duração, a 2ª Jornada Gamer vai acontecer em 26 de novembro, no Campus Marquês de Paranaguá da PUC-SP (São Paulo), e contará com diversas palestras sobre jogos eletrônicos, inclusive uma (via stream) de Eric Zimmerman, o escritor da bíblia do desenvolvimento de jogos Rules of Play. Além das palestras, haverá oficinas relevantes para os interessados na produção e design de games.
Paralelamente a tudo isso, será realizado o 2º Concurso de Protótipos de Games, cujo objetivo é familiarizar os participantes com uma etapa importante do desenvolvimento de jogos: a criação de protótipos de baixa fidelidade. As inscrições para o concurso devem ser feitas por grupos de até 5 pessoas até o dia 15/11, e a participação é gratuita.
Confira abaixo a programação completa do evento. Você pode encontrar mais informações sobre a 2ª Jornada Gamer e o regulamento completo do 2º Concurso de Protótipos de Games no site do CS:Games.
OFICINAS (10:00 – 12:00)
10:00 – Desenvolvendo Som para Games
Thiago Adamo
Possibilidades de Programação para Kinect
Maurício Alegretti (WebWave)
Desenvolvimento de Interface – HUDs e menus como experiências de imersão ao jogador
André Asai (Maior Legal)
Princípios Básicos de Game Design
Jéssica Puga (SENAC / Pixfly)
PALESTRAS
14:00 – Palestrante: Lúcia Santaella (PUC / TIDD)
Tema: A Gamificação e a Ubiquidade dos Games
15:00 – Palestrante: Fernando Chamis (Insolita / WebCore)
Tema: Panorama Geral da Indústria de Games no Brasil
16:00 – Mesa Redonda com integrantes do CS: Games/TIDD
Tema: O Avatar, o Jogador e suas Representações
Integrantes: Arthur Chagas, Gilberto Ataide, Kao Tokio e Sabrina Carmona.
Moderação: Flávia Gasi
17:00 – Palestrante: Gilson Schwartz (USP / Games for Change)
Tema: Games for Change
18:00 – Palestrante: Eric Zimmerman
Tema: Game design, a importância de protótipos de baixa fidelidade e da iteração. (palestra via vídeo)
2ª JORNADA GAMER
Dia: 26/11, a partir das 10:00 horas.
Local: PUC-SP – Campus Marquês de Paranaguá
Endereço: Rua Marquês de Paranaguá, 111, Consolação – São Paulo, SP
fonte: http://www.kotaku.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário